domingo, 16 de janeiro de 2011

CULTIVAR QUALIDADES DIVINAS


Élder Joseph B. Wirthlin
Do Quórum dos Doze Apóstolos
A Liahona, janeiro de 1999,
pp. 28–31

Como santos dos últimos dias “cremos em todas as
coisas, confiamos em todas as coisas (…) Se houver
qualquer coisa virtuosa, amável, de boa fama ou
louvável, nós a procuraremos”
O que é isso em que acreditamos e que nos fará prosseguir? Temos
esperança de quê? Em que confiamos? Quais são as coisas virtuosas, amáveis e louváveis que devemos procurar? Acredito que devemos nos empenhar em desenvolver em nosso íntimo as características do Salvador.

Fé, Esperança e Caridade
Lembro-me das palavras do Apóstolo Paulo: “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor” Esses atributos divinos. devem arraigar-se em nosso coração e mente para guiar-nos em tudo o que fizermos. Lemos em Morôni: “Apegai-vos à caridade, que é, de todas, a maior (…) para todos os que a possuírem, no último dia tudo estará bem”. A caridade pode ser uma manifestação exterior da fé e da esperança. Caso os busquemos e os consigamos, esses três elementos fundamentais da personalidade celestial permanecerão conosco nesta vida e além do véu, na próxima. Lembrem-se de que “o mesmo espírito que possuir vosso corpo quando deixardes esta vida (…) terá poder para possuir vosso corpo naquele mundo eterno” .Não devemos esperar nem mais um dia para nos empenharmos mais individualmente em fortalecer essas qualidades virtuosas, amáveis e louváveis.

Quando guardamos os mandamentos do Senhor, a fé, esperança e caridade habitam em nós. Essas virtudes
“[destilar-se-ão] sobre [nossa] alma como o orvalho do céu” e iremos preparar-nos para apresentarmo-nos
com confiança perante nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo, “imaculados e incontaminados”.
Ao ler e ponderar as escrituras, vejo que o desenvolvimento da fé, esperança e caridade em nós é
um processo gradual. A fé gera a esperança e, juntas, promovem a caridade. Lemos em Morôni: “Portanto é

preciso haver fé; e se é preciso haver fé, também é preciso haver esperança; e se é preciso haver esperança,
é preciso também haver caridade”.
Pode ser que, a princípio, essas três virtudes formem uma seqüência,mas depois que as conseguimos, tornam-se interdependentes. Uma é incompleta sem as outras. Elas apoiam-se e reforçam-se mutuamente. Morôni explicou: “E a não ser que tenhais caridade, não podeis de modo algum ser salvos no reino de Deus; tampouco podeis ser salvos no reino de Deus se não tendes fé e se não tendes esperança”.
Essas são as características virtuosas, amáveis e louváveis que buscamos. Conhecemos o ensinamento
de Paulo que diz que “o amor nunca falha”.
Certamente precisamos de uma força espiritual que não falhe em nossa vida. Morôni registrou a revelação de
“que fé, esperança e caridade conduzem ao [Senhor]— a fonte de toda retidão”.
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a Igreja do Senhor restaurada na Terra atualmente, guianos até o Senhor e ajuda-nos a desenvolver, nutrir e fortalecer esses atributos divinos. Na verdade, Ele
revelou os pré-requisitos para trabalharmos a Seu serviço nestas palavras: “E ninguém pode participar
desta obra, a menos que seja humilde e cheio de amor, tendo fé, esperança e caridade”.
Mórmon ensinou que “a caridade é o puro amor de Cristo” e exortou-nos: “Rogai ao Pai, com toda a
energia de vosso coração, que sejais cheios desse amor que ele concedeu a todos os que são verdadeiros
seguidores de seu Filho, Jesus Cristo” , Percebam que a caridade é dada somente aos que a buscarem, somente aos que rogarem insistentemente por ela, somente aos discípulos de Cristo. Precisamos começar pelo primeiro princípio do evangelho, antes de sermos tomados desse amor puro  Devemos ter “primeiro, fé no Senhor Jesus Cristo”.

Notas:


Alma 34:34.
Doutrina e Convênios 121:45.
I Pedro 1:19.
Morôni 10:20.
Morôni 10:21.
I Coríntios 13:8.
Éter 12:28.
Doutrina e Convênios 12:8.



Nenhum comentário:

Postar um comentário